Pra não ser repetitiva, só vou dizer que as condições de mar continuam a mesma, o que resultou num único mergulho pela manhã, que foi saudado por uma forte chuva e claro que sem nenhuma tartaruga. Bom, ainda temos 10 dias de arquipélago, e a meta de amostrar pelo menos 6 tartarugas. Vamos pensar positivo.
A tarde foi dedicada aos atobás. A gente passa muito tempo observando esses bichinhos, já que eles são muitos e estão por toda parte. E eles são muuuuitos engraçados! Os atobás casados, quando estão no ninho, ficam pegando tudo o que está ao redor (penas, pedrinhas, carapaça de aratu) para melhorar o ninho! O detalhe é que os ovos ficam praticamente sobre a pedram e tudo o que eles coletam fica na volta, só pra constar. As vezes, um atobá rouba a pena do ninho de outro atobá, e aí é uma gritaria, briga de bicadas até alguém desistir. Tentei fazer um vídeo, mas eles estavam muito comportados quando fui até o ninhal. Vou continuar tentando! Outro coisa típica é quando um atobá pousa em território alheio, e leva o maior pau, aí ele dá um pulinho pro lado e cai em outro território alheio, e apanha de novo, e depois de novo e de novo até chegar no lugar certo. Isso me lembra os pelicanos de desenho animado, que pousam de maneira desengonçada e se machucam todo. Rs Também gostamos de ve-los namorando, acariciando um ao outro com extrema delicadeza... lindos!
O macho possui o redor dos olhos azuis, enquanto que o da fêmea é amarelo. O bico e os pés do macho também são mais azulados que os da fêmea. Amanhã começaremos a fazer o censo das aves aqui, pra colaborar com um outro projeto. Isso significa acordar antes das 5 da manhã para pegar toda a famíla em casa, já que eles revezam a pescaria para alimentar o filhote e cuidar do ninho. Acho que vai ser tranquilo, já que da outra vez que vim pra cá, fazer o censo era a minha função. Remeber!!!!
Os filhotes tabém são umas gracinhas, que até parecem um algodão doce!!
Bebezinho
Algodão doce



Faz o comentário no corredor polonês das bicadas: "ai que vontade de comer um algodão doce"! rs. Beijo!
ResponderExcluir